quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sistema avalia desempenho docente

Os resultados alcançados pela implantação do projeto Sistemas de Informação Observatório da Educação - SIOE desenvolvido e aplicado experimentalmente em programas de pós-graduação da FURB foram apresentados no 2º Seminário do Programa Observatório da Educação, ocorrido em Brasília nos dia 29 e 30 de setembro. O SIOE está vinculado ao MEC/CAPES/INEP, contemplado por edital (01/2006/CAPES/INEP) e já teve uma primeira apresentação de resultados em 2008, quando iniciou a execução do projeto de pesquisa.

O SIOE, coordenado pelo professor da FURB Oscar Dalfovo e acadêmico Fábio Rodrigues Schirmann, é um ambiente virtual que permite armazenar, gerenciar e monitorar por meio de acessos via web, informações sobre metas, estratégias e indicadores de desempenho e produção científica docente em determinado período.

Os pesquisadores explicam que o ambiente foi desenvolvido com capacidade de automatizar tarefas repetitivas e quantificar desempenho, facilitando sua análise e trazendo benefícios a instituição. “O SIOE auxilia no desenvolvimento de conteúdos para a organização, no sentido de agregar valor através da melhor qualificação de seus colaboradores, geração de produtos ou serviços de melhor qualidade, ajudar Instituições de Educação Superior a reduzir os custos e aumentar os lucros, disponibilizar informações que proporcionem melhor assertividade no planejamento estratégico, dispor informações aos gestores para tomada de decisões e acompanhar indicadores de desempenho e resultados”, explica o professor Dalfovo. E com o resultado em mãos “podem ser desenvolvidas ações de melhoria para aumentar e qualificar o desempenho e ainda, com a repetição periódica da análise, é possível avaliar o progresso que se vem obtendo com o esforço e ações de melhoria” detalha.

Com os resultados obtidos através da implantação parcial do projeto, inicialmente no Programa de Mestrado em Administração, a FURB deverá estender sua aplicação a outros programas de pós-graduação, informam os pesquisadores.

Por ter um caráter multidisciplinar, o SIOE envolve as áreas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Sociais. Cada área de pesquisa, em separado poderá contribuir com um todo estratégico que se reverterá numa melhor atuação da gestão da instituição. Dalfovo explica que “ assim, pode se verificar que o SIOE é uma ferramenta de gestão da informação capaz de fazer com que a atividade científica se reverta em benefícios administrativos e gerenciais para tomadas de decisão”.


Sistema interessa a gestores de IES


O SIOE é capaz de medir o desempenho dos docentes através de indicadores de desempenho fornecidos pela CAPES. “Com este resultado pode-se criar ações de melhoria a fim de aumentar e qualificar o desempenho dos docentes apresentando os pontos fortes e fracos. “Uma vez identificadas as necessidades de desempenho, este indicadores se tornam úteis se comparados com os indicadores do MEC/CAPES. Assim evidencia-se a importância do mapa estratégico podendo demonstrar em que pontos os docentes estão mais falhos”, escreve Dalfovo. O SIOE, segundo ele, interessa a gestores de Instituições de Educação Superior para avaliar seus docentes, alunos interessados em acompanhar o desempenho de seus professores fora da sala de aula, docentes e pesquisadores preocupados em melhorar seu desempenho.


Fonte: www.furb.br

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