segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gestão do conhecimento

O sistema visa implantar o acompanhamento do nível de serviços executados dentro das empresas. Estas terão como auxílio a tecnologia Data Webhouse. Com isso, serão utilizados sistemas de informação aplicados à gestão de negócio aos executivos, com modelo Cubo de Decisão e estrutura de análise OLAP, transformando-se numa ferramenta de ajuda para ganho de tempo no controle dos serviços executados através da Internet.

Sistemas de Informação Observatório da Educação

O estudo sobre o Sistema de Informação Observatório da Educação (SIOE), da Universidade Regional de Blumenau, utiliza-se nesse estudo do sistema baseado em Data Warehouse, um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização ou IES em bancos de dados, de forma consolidada. O eixo temático desse estudo é a educação superior, usando indicadores que aferem o desempenho dos sistemas de ensino das IES do estado de Santa Catarina. A meta é traçar um mapa estratégico, um indicador de desempenho que poderá auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

Inteligência competitiva - Desenvolvimento

O sistema visa implantar o acompanhamento do nível de serviços executados dentro das empresas. Estas terão como auxílio a tecnologia Data Warehouse. Com isso, serão utilizados sistemas de informação aplicados à gestão de negócio aos executivos, com modelo Cubo de Decisão e estrutura de análise OLAP, transformando-se numa ferramenta de ajuda para ganho de tempo no controle dos serviços executados através da Internet.

Para metodologia de desenvolvimento do protótipo, será utilizada a Análise Orientada ao Objeto, a modelagem de dados através da ferramenta Rational Rose, o armazenamento de dados através do banco de dados Oracle e para implantação das telas e relatórios será utilizado o ambiente visual Delphi.

A melhor forma de desenvolvimento de Data Warehouse é avançar aos poucos. Uma abordagem inicial corporativa, além de levar anos de trabalho, consume elevado volume de recursos antes de apresentar os primeiros resultados. O desgaste é muito grande e o impacto na maioria dos casos é negativo. Por isso a melhor idéia é começar com um pequeno Data Warehouse (Data Mart) ou Data Warehouse departamental.

O projeto está sendo desenvolvido observando as seguintes etapas:

a) levantamento bibliográfico;
b) estudo das tecnologias e métodos a serem utilizados;
c) levantamento das informações;
d) criação de Home Page;
e) análise e projeto do protótipo;
f) implementação do protótipo;
g) testes e validações finas;

Inteligencia competitiva

Com o início da globalização, as empresas estão buscando melhorar seu desempenho, como também, a qualidade do produto e serviço.
Um dos maiores problemas é o atraso de informação no momento da decisão.
Com objetivo de solucionar este problema, foi dado o início do projeto de SI/Gestão de Negócio para atender as empresas, utilizando técnicas de Data Warehouse.