quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OBEB

Observatório da Educação: Acesso via web do material lúdico e didático em História e Geografia, para o ensino fundamental da rede publica e privada de Blumenau-SC:

Objetivo geral visa disponibilizar via web material lúdico e didático dos cadernos temáticos em conteúdo de História e Geografia, para o ensino fundamental da rede publica e privada de Blumenau-SC, na perspectiva de oferecer a professores, alunos e comunidade em geral, uma sistematização dos conhecimentos históricos e geográficos produzidos e assim, contribuir para o desenvolvimento da capacidade de refletir e identificar aspectos da realidade e compreender a relação sociedade natureza a partir do seu espaço vivido.

Objetivos específicos são:

Disponibilizar material didático via web para promover suporte técnico e didático pedagógico contemplando as necessidades básicas do professor e do aluno;
Disponibilizar material via web para possibilitar um trabalho metodológico que apresente propostas de atividades que promovam a investigação, a observação, a descrição e a correlação com o cotidiano de professores, alunos e comunidade;
Disponibilizar material via web para valorizar a cultura da gente blumenauense;
Disponibilizar material via web com um referencial teórico necessário para aprimorar os conhecimentos no gerenciamento de conceitos e princípios, e a indicação de meios adequados para se pôr em prática às informações com diversos exemplos e técnicas as ciências sociais, humanas e naturais e contribuir com as interpretações e análises mais recentes do Município de Blumenau, a partir dos diversos olhares de professores , geógrafos e historiadores;
Disponibilizar um mecanismos para a atualização do material didático e viabilizar a construção de um site na internet propiciando a socialização de dados mais fidedignos às transformações da história e do espaço geográfico remanescentes no nosso cotidiano.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sistema avalia desempenho docente

Os resultados alcançados pela implantação do projeto Sistemas de Informação Observatório da Educação - SIOE desenvolvido e aplicado experimentalmente em programas de pós-graduação da FURB foram apresentados no 2º Seminário do Programa Observatório da Educação, ocorrido em Brasília nos dia 29 e 30 de setembro. O SIOE está vinculado ao MEC/CAPES/INEP, contemplado por edital (01/2006/CAPES/INEP) e já teve uma primeira apresentação de resultados em 2008, quando iniciou a execução do projeto de pesquisa.

O SIOE, coordenado pelo professor da FURB Oscar Dalfovo e acadêmico Fábio Rodrigues Schirmann, é um ambiente virtual que permite armazenar, gerenciar e monitorar por meio de acessos via web, informações sobre metas, estratégias e indicadores de desempenho e produção científica docente em determinado período.

Os pesquisadores explicam que o ambiente foi desenvolvido com capacidade de automatizar tarefas repetitivas e quantificar desempenho, facilitando sua análise e trazendo benefícios a instituição. “O SIOE auxilia no desenvolvimento de conteúdos para a organização, no sentido de agregar valor através da melhor qualificação de seus colaboradores, geração de produtos ou serviços de melhor qualidade, ajudar Instituições de Educação Superior a reduzir os custos e aumentar os lucros, disponibilizar informações que proporcionem melhor assertividade no planejamento estratégico, dispor informações aos gestores para tomada de decisões e acompanhar indicadores de desempenho e resultados”, explica o professor Dalfovo. E com o resultado em mãos “podem ser desenvolvidas ações de melhoria para aumentar e qualificar o desempenho e ainda, com a repetição periódica da análise, é possível avaliar o progresso que se vem obtendo com o esforço e ações de melhoria” detalha.

Com os resultados obtidos através da implantação parcial do projeto, inicialmente no Programa de Mestrado em Administração, a FURB deverá estender sua aplicação a outros programas de pós-graduação, informam os pesquisadores.

Por ter um caráter multidisciplinar, o SIOE envolve as áreas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Sociais. Cada área de pesquisa, em separado poderá contribuir com um todo estratégico que se reverterá numa melhor atuação da gestão da instituição. Dalfovo explica que “ assim, pode se verificar que o SIOE é uma ferramenta de gestão da informação capaz de fazer com que a atividade científica se reverta em benefícios administrativos e gerenciais para tomadas de decisão”.


Sistema interessa a gestores de IES


O SIOE é capaz de medir o desempenho dos docentes através de indicadores de desempenho fornecidos pela CAPES. “Com este resultado pode-se criar ações de melhoria a fim de aumentar e qualificar o desempenho dos docentes apresentando os pontos fortes e fracos. “Uma vez identificadas as necessidades de desempenho, este indicadores se tornam úteis se comparados com os indicadores do MEC/CAPES. Assim evidencia-se a importância do mapa estratégico podendo demonstrar em que pontos os docentes estão mais falhos”, escreve Dalfovo. O SIOE, segundo ele, interessa a gestores de Instituições de Educação Superior para avaliar seus docentes, alunos interessados em acompanhar o desempenho de seus professores fora da sala de aula, docentes e pesquisadores preocupados em melhorar seu desempenho.


Fonte: www.furb.br

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Projeto pesquisa participa da interação FURB


No dia 23 de setembro os alunos de Ensino Médio terão um Dia de Aula na FURB. Serão oferecidos workshops em cada curso de Graduação. Para participar é necessário inscrever-se.

Neste dia, o estudante que participar dessa grande oportunidade conversará com profissionais de diversas áreas de atuação, obterá informações sobre o mercado de trabalho, conhecerá a estrutura dos cursos que está interessado e vivenciará um dia na Universidade.

Pesquisadores deste projeto estarão oferecendo a oficina "Computação e informatica em sistemas empresariais", na sala S-212.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desenvolvimento do ambiente Empreendedor


Neste trabalho é desenvolvido e apresentado um aplicativo on-line para auxiliar o ensino de empreendedorismo nas instituições de nível superior. A idéia deste trabalho surgiu através da disciplina de Empreendedor em Informática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que tem como método de ensino a criação de uma empresa simulada para criação de um plano de negócio. A ferramenta foi desenvolvida com foco na interação do usuário com a ferramenta, utilizando a técnica AJAX para desenvolvimento da interface e funcionalidades do sistema. Através desta ferramenta é possível a criação de empresas simuladas com o objetivo principal de criar um plano de negócio, com o auxilio de outras ferramentas disponíveis no ambiente. Ao final do semestre letivo o professor da disciplina pode consultar os planos de negócio criados emitindo as notas e avaliações para cada empresa.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Logo - Sistema de Informação Observatório da Educação(SIOE)



Estudo do processo decisório das empresas incubadas na incubadora Gene

O objetivo foi um estudo do processo decisório das empresas incubadas na incubadora Gene Blumenau.A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, descritiva e observacional. No questionário aplicado nos incubados tiveram perguntas abertas e fechadas qualitativas e quantitativas. A população existente na incubadora, quando da aplicação deste trabalho, eram vinte e oito, porem oito desta não se enquadraram nas características, para aplicação do questionário, sendo assim, foram analisada as vinte empresas incubadas, que atendiam as características desta pesquisa. Após a aplicação dos questionários e sua compilação, como resultado desta pesquisa, observou-se que na maioria das respostas oscilaram entre adequado e parcialmente adequado, com relação ao nível de conhecimento na prospecção e conquista de clientes. Também com relação na tomada de decisão em geral, a pesquisa apontou para adequado e muito adequado. Já com relação aos acessos dos incubados as informações em jornais, revistas, mídias eletrônicas e periódicos, as respostas se situaram em inadequado e parcialmente adequado. Observou-se ainda, que os incubados utilizam-se de poucas ferramentas disponibilizada pela Incubadora Gene Blumenau para auxiliá-los na tomada de decisão como inteligência competitiva.

Objetivos do SIOE

O objetivo geral do SIOE é desenhar um Modelo de Sistema de Informação Estratégico para tomada de decisão nas instituições de ensino superior de Santa Catarina, iniciando pela FURB. Mais especificamente os objetivos são:

Reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas durante a avaliação de desempenho dos docentes;

Armazenar, gerenciar e disseminar informações sobre o capital intelectual das instituições de ensino superior por meio da web, onde qualquer pessoa acessar através de um computador conectado a rede;

Monitorar, por meio de acessos via web, informações sobre as metas, mapa estratégico e indicadores de desempenho, bem como a produção científica docente em determinado período;

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gestão do conhecimento

O sistema visa implantar o acompanhamento do nível de serviços executados dentro das empresas. Estas terão como auxílio a tecnologia Data Webhouse. Com isso, serão utilizados sistemas de informação aplicados à gestão de negócio aos executivos, com modelo Cubo de Decisão e estrutura de análise OLAP, transformando-se numa ferramenta de ajuda para ganho de tempo no controle dos serviços executados através da Internet.

Sistemas de Informação Observatório da Educação

O estudo sobre o Sistema de Informação Observatório da Educação (SIOE), da Universidade Regional de Blumenau, utiliza-se nesse estudo do sistema baseado em Data Warehouse, um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização ou IES em bancos de dados, de forma consolidada. O eixo temático desse estudo é a educação superior, usando indicadores que aferem o desempenho dos sistemas de ensino das IES do estado de Santa Catarina. A meta é traçar um mapa estratégico, um indicador de desempenho que poderá auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

Inteligência competitiva - Desenvolvimento

O sistema visa implantar o acompanhamento do nível de serviços executados dentro das empresas. Estas terão como auxílio a tecnologia Data Warehouse. Com isso, serão utilizados sistemas de informação aplicados à gestão de negócio aos executivos, com modelo Cubo de Decisão e estrutura de análise OLAP, transformando-se numa ferramenta de ajuda para ganho de tempo no controle dos serviços executados através da Internet.

Para metodologia de desenvolvimento do protótipo, será utilizada a Análise Orientada ao Objeto, a modelagem de dados através da ferramenta Rational Rose, o armazenamento de dados através do banco de dados Oracle e para implantação das telas e relatórios será utilizado o ambiente visual Delphi.

A melhor forma de desenvolvimento de Data Warehouse é avançar aos poucos. Uma abordagem inicial corporativa, além de levar anos de trabalho, consume elevado volume de recursos antes de apresentar os primeiros resultados. O desgaste é muito grande e o impacto na maioria dos casos é negativo. Por isso a melhor idéia é começar com um pequeno Data Warehouse (Data Mart) ou Data Warehouse departamental.

O projeto está sendo desenvolvido observando as seguintes etapas:

a) levantamento bibliográfico;
b) estudo das tecnologias e métodos a serem utilizados;
c) levantamento das informações;
d) criação de Home Page;
e) análise e projeto do protótipo;
f) implementação do protótipo;
g) testes e validações finas;